Dólar opera em forte alta e vai a R$ 5,75, com avanço da inflação e à espera de anúncio de cortes de gastos
O dólar opera em forte alta nesta sexta-feira (8), com investidores mais de olho na agenda doméstica, depois de dias de muita agitação internacional com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
O destaque deste pregão fica com a inflação brasileira. Segundo o Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,56% em outubro, puxado pelo aumento da conta de luz e das carnes. A expectativa do mercado financeiro era de uma alta de 0,53%, em média.
Com o resultado, o IPCA acumula uma alta de 3,88% em 2024 até aqui, se aproximando do teto da meta de inflação para este ano. A meta é de 3,0% e será considerada formalmente cumprida se a inflação ficar dentro de um intervalo de 1,5% a 4,5%.
Já em 12 meses, o índice acumula alta de 4,76%, acima do limite da meta. Em outubro de 2023, o índice de preços registrou alta menos expressiva, de 0,24%.
O mercado também continua aguardando um anúncio de um pacote detalhado de cortes de gastos públicos pelo Governo Federal. Na última quarta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que espera anunciar os cortes em breve, mas que aguarda aval do presidente Lula para detalhes na proposta.
FONTE: G1
Share this content:
Publicar comentário